sexta-feira, 19 de março de 2021

A Tribo de Efraim



A Tribo de Efraim

Efraim era o filho mais novo de José e Azenate. josé era filho de Jacó (Israel) e Raquel. Antes de morrer Jacó adotou os filhos de José, que se chamavam Efraim e Manassés. Assim sendo, na maioria das vezes, durante a contagem das tribos, o nome de José é omitido para dar lugar a Efraim e Manassés.


Efraim significa “Deus me fez crescer na terra da minha aflição” - uma alusão a prosperidade de José - que passou de escravo ao segundo homem mais importante do Egito.


José levou seus dois filhos para visitar seu pai idoso. José colocou Manassés à direita de Jacó e Efraim à esquerda, para recebem sua bênção. Jacó, porém, cruzou os braços e colocou a mão direita sobre a cabeça de Efraim, mesmo sabendo que Efraim não era o primogênito. Ele deu a bênção da primogenitura para Efraim, e não para Manassés:


"Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.

E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.

Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.

Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés." (Gênesis 48:17-20)

É interessante que no desenrrolar da história de Israel, Efraim desempenhou um papel de liderança, estando a frente como um dos maiores povos. Quando Reino de Israel foi dividido, a tribo de Efraim tomou a frente - e o Reino do Norte, o Reino de Israel, muitas vezes era conhecido como Reino de Efraim, em contraste ao Reino do Sul, o Reino de Judá.


O Presidente Joseph Fielding Smith explicou que Efraim se tornou o filho primogênito de José:


“É sabido pelos santos dos últimos dias que o direito de primogenitura foi colocado sobre a cabeça de José, por revelação divina. José era o filho mais velho de Raquel e (…) o mais digno dos filhos de Jacó. (…)


Entretanto, por motivos que não entendemos, pela brevidade do relato desses acontecimentos essa autoridade foi transmitida pela linhagem do segundo filho de José, Efraim. Foi Efraim o chamado a ocupar a posição de seu pai, e é mencionado nas escrituras como o primogênito de Israel” (Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. III, p. 164).




Mais sobre o personagem:

A Bíblia não fala sobre a vida de Efraim. Apenas diz que ele teve alguns filhos. Dois de seus filhos foram mortos quando tentaram roubar os rebanhos do povo da cidade de Gate. Isso deixou Efraim muito triste.


Algum tempo depois Efraim ganhou outro filho, chamado Berias, que seria o antepassado de Josué, que conquistou a terra prometida. Efraim também teve uma filha, Seerá, que fundou três cidades (1 Crônicas 7:23-24).


Terras:

No acampamento de Israel a tribo se localizava ao oeste. Na Palestina, a tribo recebeu terras no centro do país. Entretanto, Efraim, e seu irmão Manassés, herdaram as terras de seu pai - cuja promessa se estendia até "a extremidade dos outeiros eternos" (Gênesis 49:26). Isso queria dizer que seriam "separados de seus irmãos" e herdariam uma terra distante. Essa terra é a América.


"À posteridade de José, filho de Jacó (Israel), foi prometida uma terra especial além de Canaã, na qual eles “[rechaçariam] todos os povos até as extremidades da terra”. (Deuteronômio 33:17; ver vv. 13–17; ver também Gênesis 49:22–26.) Essa profecia se refere ao hemisfério ocidental, onde se estabeleceu o povo do Livro de Mórmon—que eram descendentes de José—e onde o evangelho foi restaurado nos últimos dias aos da tribo de Efraim que estavam entre os gentios. (...) Além disso, Joseph Smith ensinou que “todas as Américas são Sião, de norte a sul” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 354), onde foi profetizado que as outras tribos perdidas receberiam suas bênçãos do convênio abraâmico “pelas mãos dos (…) filhos de Efraim”. (D&C 133:32; ver vv. 26–34.) O Senhor até designou um lugar na América do Norte para a cidade de Sião (ver D&C 57:1–3), o local da Nova Jerusalém (ver D&C 84:2–5).


Símbolo ou Insígna:


Unicórnio, Cavalo, Touro ou Leão


Bênçãos e Profecias:

Efraim se tornaria um grande povo, ele seria grande “e sua descendência será uma multidão de nações” estaria a frente do das demais tribos (Gênesis 48:19). Efraim, com o auxílio de Manassés, “rechaçará todos os povos até as extremidades da terra” (Deuteronômios 33:17). O profeta Zacarias disse vendo os últimos dias:


" E fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José, e os farei voltar, porque me apiedei deles; e serão como se os não tivesse rejeitado; porque eu sou o Senhor seu Deus, e os ouvirei."


Isso se refere a prometida coligação de Israel. Ele continou:


"E os de Efraim serão como um valente, e o seu coração se alegrará como de vinho, e seus filhos o verão, e se alegrarão; o seu coração se regozijará no Senhor.

Eu lhes assobiarei, e os ajuntarei, porque eu os redimi; e multiplicar-se-ão, assim como antes se tinham multiplicado.

E eu os semearei por entre os povos, e lembrar-se-ão de mim em lugares remotos; e viverão com seus filhos, e voltarão.

Porque eu os farei voltar da terra do Egito, e os congregarei da Assíria; e trá-los-ei à terra de Gileade e do Líbano, e não se achará lugar para eles.

E ele passará pelo mar da angústia, e ferirá as ondas do mar, e todas as profundezas do Nilo se secarão; então será derrubada a soberba da Assíria, e o cetro do Egito se retirará.

E eu os fortalecerei no Senhor, e andarão no seu nome, diz o Senhor." (Zacarias 10:6-12)


Essa profecia está se cumprindo em nossos dias.


“Tribo de Efraim: recebeu a primogenitura de Israel (I Crôn. 5:1–2; Jer. 31:9). Nos últimos dias essa tribo tem o privilégio e a responsabilidade de portar o sacerdócio, levar ao mundo a mensagem do evangelho restaurado e levantar um estandarte a fim de reunir a Israel dispersa (Deuteronômio 33:13–17; D&C 64:36; D&C 133: 26–34)” (Guia para Estudo das Escrituras, “Efraim”).


É por isso que Jeremias disse:


"Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito." (Jeremias 31:9)

Nestes últimos dias Israel está sendo coligada dos dois lados do véu. À frente está Efraim. "Muitos santos dos últimos dias são da tribo de Efraim, a tribo que recebeu a principal responsabilidade de liderar a obra do Senhor nos últimos dias." ("Bênçãos patriarcais", Tópicos do Evangelho).


É normal que a maioria dos membros da Igreja sejam, portanto de Efraim e Manassés. "Muitos membros da Igreja pertencem à tribo de Efraim, uma tribo que tem a responsabilidade especial de divulgar a mensagem do evangelho restaurado ao mundo (ver Deuteronômio 33:13–17; D&C 133:26–34)." ("Entender Sua Bênção Patriarcal", A Liahona, Abril de 2017)


Brigham disse que “Joseph Smith era um efraimita puro”. (Discourses of Brigham Young, p. 322)] Isso mostra que Efraim está liderando a obra nestes últimos dias. Joseph Smith possui as chaves da dispensação da plenitude dos tempos. Ele disse: “Possuo as chaves do último reino, que é a dispensação da plenitude de todas as coisas proferidas pela boca de todos os santos Profetas desde o princípio do mundo, sob o poder selador do Sacerdócio de Melquisedeque". (Ensinamentos dos Presidentes a Igreja: Joseph Smith - capítulo 44)


Lucy Mack Smith estava presente quando Joseph Smith pregou em Kirtland, Ohio, em 1832. Ela relembrou estas palavras do Profeta: “Eu mesmo possuo as chaves desta última dispensação e as possuirei para sempre nesta vida e na eternidade. Portanto, tranqüilizem o coração, porque tudo está bem” (Ensinamentos dos Presidentes a Igreja: Joseph Smith - capítulo 44)


Nos últimos dias essa tribo tem o privilégio e responsabilidade de portar o sacerdócio, levar ao mundo a mensagem do evangelho restaurado e levantar um estandarte a fim de reunir a Israel dispersa (Isa. 11:12–13; 2 Né. 21:12–13). Os filhos de Efraim coroarão de glória os que retornarem dos países do norte nos últimos dias (D&C 133:26–34).


Mais sobre essa tribo:


Josué, o sucessor de Moisés, era da Tribo de Efraim. A juíza Débora e o rei Jeroboão, que foi o primeiro rei de Israel depois que se separou de Judá, também o foram.


A tribo de Efraim também foi muito influente devido a sua posição no centro da Terra Prometida. Era conhecida por term uitos guerreiros. De fato, a participação das tropas de Efraim podia mudar o rumo de uma batalha. Antes da construção do templo em Jerusalém, o tabernáculo ficou montado durante bastante tempo no território da tribo de Efraim.


Quando o filho de Salomão pecou e Israel se separou de Judá, Jeroboão, se tornou o rei de Israel. Preocupado que seu recente reino fosse fragilizado poque o Templo de Salomão se encontrava fora de seu território, ele estabeleceu um altar idólatra em Betel, que ficava no território de Efraim (1 Reis 12:28-29). Esse altar se tornou um grande centro religioso do país, levando Israel a pecar. Entretanto, muitos membros deo utras tribos migraram para o Reino do Sul, devido a iniquidade estabelecida por Jeroboão.


Mais tarde, Samaria, uma cidade em Efraim, se tornou a capital do reino de Israel. Por causa de todas essas ligações da tribo de Efraim com aspetos importantes do reino de Israel, o nome Efraim se tornou sinônimo para falar de todo povo de Israel. Várias referências a “Efraim” na Bíblia na verdade significam o reino de Israel, separado de Judá.


Joseph Smith, como já expliquei acima, era da Tribo de Efraim. Apesar de ser da tribo de Efraim, ele também pode ser considerado gentio. O Élder Bruce R. McConkie (1915–1985), falou desse assunto:


“Até agora identificamos como sendo judeus tanto os nativos do reino de Judá como seus descendentes diretos, sem fazer distinção de tribo. Dissemos que, de acordo com o uso dessas palavras, todos os outros povos são considerados gentios, inclusive os remanescentes dispersos e perdidos do reino de Israel, em cujas veias corre o sangue precioso daquele cujo nome era Israel. Sendo assim, Joseph Smith, da tribo de Efraim, a tribo mais destacada de Israel, foi o gentio por meio do qual o Livro de Mórmon foi revelado e os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que receberam o evangelho e são descendentes sanguíneos de Israel são os gentios que levarão a salvação aos lamanitas e aos judeus” (The Millennial Messiah, 1982, p. 233).


A vara de Efraim é o registro de um grupo da tribo de Efraim que foi conduzido de Jerusalém à América, em aproximadamente 600 a.C. O registro desse grupo é chamado de vara de Efraim ou de José, ou o Livro de Mórmon. Ele e a vara de Judá (a Bíblia) formam um testemunho unificado do Senhor Jesus Cristo, de Sua Ressurreição e de Sua obra divina entre estes dois ramos da casa de Israel.


Um ramo de Efraim se desprenderá e escreverá um outro testamento de Cristo, TJS, Gên. 50:24–26, 30–31. A vara de Judá e a vara de José se tornarão uma, Eze. 37:15–19. Os escritos de Judá e os de José crescerão juntamente, 2 Né. 3:12. O Senhor fala a muitas nações, 2 Né. 29. As chaves do registro da vara de Efraim foram confiadas a Morôni, D&C 27:5.


Sem o registro de Efraim, sem o Livro de Mórmon, a coligação de Israel jamais aconteceria. O Presidente Russell M. Nelson ensinou:


"Essa doutrina da coligação é um dos ensinamentos importantes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Senhor declarou: “Em verdade vos digo que vos dou um sinal, (…) quando, de sua longa dispersão, reunirei meu povo, ó casa de Israel, e estabelecerei novamente no meio deles minha Sião”. O surgimento do Livro de Mórmon é um sinal para o mundo inteiro de que o Senhor começou a coligar Israel e a cumprir os convênios que fez com Abraão, Isaque e Jacó. Não apenas ensinamos essa doutrina, mas também participamos dela. Fazemos isso ajudando a coligar os eleitos do Senhor nos dois lados do véu.

O Livro de Mórmon é um ponto central dessa obra. Ele declara a doutrina da coligação. Faz as pessoas aprenderem a respeito de Jesus Cristo, a acreditarem em Seu evangelho e a filiarem-se à Sua Igreja. Na verdade, se não houvesse o Livro de Mórmon, a coligação prometida de Israel não aconteceria." ("A Coligação da Israel dispersa", Conferência Geral outubro de 2006)



Assim como José, a tribo de Efraim foi separada de seus irmãos - e se tornará a salvação de toda Casa de Israel nos últimos Dias.


Veja o vídeo:





12 comentários:

  1. Amei eu sou da tribo de Efraim bom saber que quem é da tribo de Efraim vai ajudar na evangelização...

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhoso este estudo.
    Sou da tribo de Efraim.
    Grata por todo este conhecimento e estou pronta pra servir de instrumento para a coligação de Israel.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado irmão Lucas, esse artigo pode me ajudar em alguns acontecimentos que ocorreram em minha vida, estou juntando e analisando tudo agora e me fez ter mais ai da uma convicção forte dessa obra maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Sou da Tribo de Efraim e servimos missão como missionários sênior.Estamos pronto para contribuir com a coligação de Israel

    ResponderExcluir
  5. Como está sendo grandioso esse estudo da Coligação de Israel. Estamos nos últimos dias, temos um papel mto importante, precisamos estar preparados. Obrigada Lucas pelo seu empenho e por dividir isso conosco.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo estudo. Sou descendente de japoneses e estou estudando que as tradições do povo japonês tem semelhanças com as as tradições da Tribo de Efraim. Estou animadíssimo da possibilidade de ser da Tribo de Efraim. Alguém que possa me ajudar nessa pesquisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já recebeu sua benção patriarcal para saber qual tribo vc pertence?

      Excluir
  7. Como saberei se sou da tribo de efrain

    ResponderExcluir
  8. Lucas, Joseteve outros filhos depois deEfraim e Manasses, esta em Genesis, vou achar o versiculo e tepasso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dewculpa nao diz que ele teve outros filhos, mas Jaco fala que a proxima descendencia depois de Efraim eManasses seria somente de Jose. Genesis 48:6

      Excluir

A Tribo de Benjamim

  Introdução   Benjamim era o filho mais novo de Jacó, o segundo filho e Raquel - que morreu ao dar a luz - enquanto iam de Betel para Efrat...