Introdução
Benjamim era o filho mais novo de Jacó, o segundo filho e Raquel - que morreu ao dar a luz - enquanto iam de Betel para Efrate (Belém) (Gênesis 35:16-20). Benjamim foi o único filho de Israel nascido na terra de Caanã, os outros nasceram Padã-Arã. (Gên 29:31-30:25; 31:18)
Enquanto Raquel morria ela deu ao bebê o nome de Ben-Oni, que significa “Filho do Meu Pesar”; mas seu marido que ficou arrasado com am orte de sua amada esposa deu ao filho o nome de Benjamim, que significa “Filho da Mão Direita”. — Gên 35:16-19; 48:7. Ele se tornou o filho favorito do pai, após o desaparecimento de José.
Há um relato emocionante do encontra de José e Benjamim em Gênesis (Gênesis 45:1-15). Mas a Bílbia não fala muito mais sobre esse personagem. Sabemos que teve filhos - provavelmente 10 - embora alguns nomes deles variem a depedender no livro da Bíblia. Benjamim se tornou uma das trio de Israel. No começo, era uma das menores tribos com relação ao número de homens (Núm 1:36-37)
Durante o período dos juízes, a tribo de Benjamim demonstrou um espírito de obstinação, ao recusar-se a entregar os responsáveis por um ato vil cometido na cidade de Gibeá, que envolve um terrível estupro. Isto levou a uma guerra civil com as outras tribos, que estavam determinadas a não permitir que tal erro passasse sem punição, e quase que resultou no extermínio da tribo de Benjamim. (Jz 19-21) Entretanto, as demais tribos usaram uma estratégia para a preservação dessa tribo e Benjamim recuperou-se e cresceu de cerca de 600 homens para quase 60.000 guerreiros até o tempo do reinado de Davi. — Juízes 21 e 1 Crônicas 7:6-12.
Sobre esse ponto da história é útil relembrar que
“Nos últimos capítulos do livro dos Juízes, o autor deixou de relatar histórias de heróis de Israel e passou a narrar dois incidentes que ilustram o estado decaído em que se encontravam a religião e a moralidade nos dias em que Israel abandonou o convênio que fizera com o Senhor e preferira ‘fazer o que parecia bem aos seus olhos’ (Juízes 17:6; 21:25).
As histórias de Mica, o levita, e da migração dos danitas relatadas nos capítulos 17 e 18, e a história da violação da concubina em Gibeá e o subsequente castigo dos benjamitas nos capítulos 19–21 são exemplos dos piores dias de Israel. Nenhum aspecto das narrativas demonstra que os israelitas estivessem procedendo bem” (O Velho Testamento, Manual do Aluno: Gênesis a II Samuel, manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 270).
Quando Davi se tornou rei, alguns de Benjamim não queriam reconhecê-lo, mas por fim a tribo apoio o sucessor de Saul. Eles também permaneceramao lado de Judá quando o rein ose separou em dois (1Rs 11:31, 32; 12:21; 2Cr 11:1; Gên 49:8-10). Depois do exílio em Babilônia, as tribos de Benjamim e de Judá eram as mais destacadas entre os israelitas restabelecidos na Palestina. (Esd 4:1; 10:9)
Mais sobre esse personagem: Com oeu disse não há muito sobre Benjamim na Bíblia.
Terras: No deserto, durante o acampmaento de Israel, a tribo de Benjamim ocupava um lugar à oeste, junto com as tribos que descendiam de Manassés e de Efraim, filhos de José, e esta divisão de três tribos ocupava o terceiro lugar na ordem de marcha (Núm 2:18-24).
Em Canaã, o território designado à tribo de Benjamim situava-se entre os das tribos de Efraim e de Judá, ao passo que o território de Dã fazia fronteira com ele ao Oeste. Sua fronteira ao Norte ia do rio Jordão, perto de Jericó, cruzava a região montanhosa junto a Betel.
Entre as cidades destacadas, alistadas como designadas originalmente a Benjamim, acham-se Jericó, Betel, Gibeão, Gibeá e Jerusalém. A conquista de Betel, porém, foi efetuada pela casa de José. Numa época posterior, Betel tornou-se uma cidade destacada da vizinha tribo de Efraim e um centro da idólatra adoração do bezerro. (Jz 1:22; 1Rs 12:28, 29) Embora Jerusalém também fizesse parte do território de Benjamim, encontrava-se na fronteira com Judá; e foi esta tribo que inicialmente capturou e incendiou a cidade. (Jz 1:8) No entanto, nem Judá nem Benjamim tiveram êxito em expulsar os jebuseus da cidadela de Jerusalém (Jos 15:63; Jz 1:21), e foi somente durante o governo do Rei Davi que se assumiu completo controle dela e se fez dessa cidade a capital de Israel. — 2Sa 5:6-9.
Entre as cidades famosas dentro do território original de Benjamim acham-se Jericó, Betel, Gibeão, Gibeá e Jerusalém. A conquista de Betel, porém, foi efetuada pela casa de José. Numa época posterior, Betel tornou-se uma cidade destacada da vizinha tribo de Efraim e um centro da idólatra adoração do bezerro. (Jz 1:22; 1 Rs 12:28, 29) Embora Jerusalém também fizesse parte do território de Benjamim, encontrava-se na fronteira com Judá; e foi esta tribo que inicialmente capturou e incendiou a cidade. (Jz 1:8) No entanto, nem Judá nem Benjamim tiveram êxito em expulsar os jebuseus da cidadela de Jerusalém (Jos 15:63; Jz 1:21), e foi somente durante o governo do Rei Davi que se assumiu completo controle dela e se fez dessa cidade a capital de Israel. — 2 Samuel 5:6-9.
Símbolo ou Insígna: Lobo
Bênçãos e profecias:
Sob a cabeça de seu filho caçula, Israel disse: “Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devorará a presa, e à tarde repartirá o despojo ” (Gênesis 49:27); E Moisés disse: “O amado do Senhor habitará seguro junto a ele; e o Senhor o cercará o dia todo, e ele habitará entre os seus ombros ” (Deuteronômios33:12)
A profecia se cumpriu, pois Benjamim se tornou um das tribos guerreiras mais poderosas. A bênção de ter o despojo e de habitar seguro junto ao Senhor é uma maneira de descrever bênçãos cleestiais. Se a tribo de Benjamim guardasse os mandamentos, seriam herdeiros de bênçãos associadas a Vida Eterna. Eles teriam paz, segurança e propsteridade nesta vida - e uma incomensurável alegria e eterna riqueza na salvação, pois "Eis que é rico aquele que tem a vida eterna." (D&C 11:7).
Mais sobre essa tribo: A capacidade de luta dos descendentes de Benjamim foi representada na profecia do leito de morte de Jacó, em que ele disse a respeito deste filho amado: “Benjamim continuará a dilacerar como lobo. De manhã comerá o animal apanhado e à noitinha repartirá o despojo.” (Gên 49:27) Os guerreiros de Benajmim eram famosos por sua habilidade com a funda, lançando pedras quer com a direita quer com a esquerda, e atingindo o alvo “num cabelo”. (Jz 20:16; 1Cr 12:2). Eles entram nuam guerra civil contra todas as demais tribos, e apesar de perderem no final de batalhas sangrentas, ceifaram a vida de milhares.
O juiz Eúde, canhoto, matador do opressivo Rei Eglom, era de Benjamim. (Jz 3:15-21). O primeiro rei de Israel, Saul, filho de Quis, que se mostrou feroz lutador contra os filisteus era de Benajmim (1Sa 9:15-17, 21). A Rainha Ester e o primeiro-ministro Mardoqueu, que serviram para salvar os israelitas do aniquilamento sob o Império Persa, também eram de Benjamim — Ester 2:5-7.
Saulo, depois chamado Paulo, o apóstolo do Novo Testamento, também era de Benjamim (Rom. 11:1). Ele foi um dos maiores defensores do Evangelho de Jesus Cristo. O Profeta Joseph Smith descreveu o antigo apóstolo dizendo (e eu cito isso para demsotrar como Paulo congregava as características de sua tribo combativa): "Ele tem cerca de cinco pés de altura; cabelo muito escuro; pele morena; um grande nariz romano; rosto afiado; pequenos olhos negros, penetrantes como a eternidade; ombros redondos; uma voz chorosa, exceto quando elevada e então quase se assemelhava ao rugido de um Leão!" (Ehat and Cook, Words of Joseph Smith, 59).
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