quarta-feira, 24 de março de 2021

A Tribo de Manassés

  


A Tribo de Manassés

Manassés é filho mais velho de  Asenate e José (filho de Jacó (Israel) com Raquel). Ele foi adotado pelo avô e passou a ser contado como um chefe em Israel (Gên. 48:1–20). Assim, como seu irmão, Efraim, a tribo de Manassés cresceu e se tornou uma das mais numerosas de Israel. 

Manassés deveria receber as bênçãos da primogenitura, mas Jacó, inspirado, concedeu-as a Efraim.

A tribo de Manassés foi muito numerosa. Os descendentes de Manassés geralmente são chamados de “manassitas” ou "manasseítas". A tribo de Manassés foi formada basicamente por sete famílias principais que descendiam de Manassés. 

Mais sobre o personagem: Não temos quase nenhum informação sobre Manassés na Bíblia. Sabemso sobre seu nascimento, adoção plo avô e que teve descendentes que formaram uma das maiores tribos em Israel. 

Terras: Na época em que houve a divisão de terras em Canaã, a tribo de Manassés ocupou territórios em ambos os lados do rio Jordão, de fato herdaram um grande território na Terra da Promissão. A metade ocidental da tribo ocupou as terras imediatamente a norte de Efraim, no centro-oeste de Canaã, entre o rio Jordão e a costa do mar Mediterrâneo, fazendo limite ao norte com a Tribo de Issacar, a noroeste com o monte Carmelo; a metade oriental da tribo ocupou as terras ao norte da tribo de Gade, estendendo-se desde Maanaim ao sul até o monte Hermon, ao norte, e incluindo todo o do planalto de Basã. Esses territórios eram abundantes em terra e água, uma preciosidade em Canaã.

Uma curiosidade. Quando a área que coube a parte ocidental da tribo de Manassés foi dividida entre cinco famílias que tinham descendentes masculinos vivos, quetionou-se o que fazer com uma outra famílai da Tribo que tinha somente mulheres como representantes da descendência. Tratava-se da descendência de Hefer que foi representada pelas cinca filhas de Zelofeade. Moisés procurou o Senhor e estabeleceu uma nova regulamentação. Para preservar os direitos de herança e permitir que as mulheres pudessem receber a herança de seus pais, para que a terra não deixasse de pertencer a mesma tribo, ele instituiu o que está em Números 27:8-11 - dizendo que se não houver filhos homens, as filhas terão o direito de herança (e se não houver filhas outros, na ordem apresentada, estarão legitimados para herdar).



Símbolo ou Insígna: Boi. Isso é significativo quando levamos em consideração o papel de Manassés junto com Efraim reservado para os últimos dias.

O Velho Testamento descreve uma grande bacia montada sobre doze bois, que era usada no templo nos dias de Salomão. (Ver I Reis 7:23–25.) Quando o Templo de Nauvoo foi construído, o Profeta Joseph Smith ordenou que uma pia batismal fosse construída no sub-solo, montada sobre doze bois, que representavam as doze tribos de Israel.

A pia batismal do Templo de Salomão não servia para fazer batismos vicários - já que ordenanças pelos mortos só começaram após a ressurreição do Salvador. Entretanto, indicos dentro e fora da Bíblia sugerem que a pia era usada para realizar ordenanças do sacerdócio. Embora os levitas fossem os encarregados destas ordenanças no passado de Israel, todo portador do Sacerdócio de Melquisedeque tem autoridade para oficiar em qualquer ordenaça do sacerdócio aaônico ou levitico. É por isso que os nefitas, que não eram levitas, podiam oficiar no Templo que construiram na América.  

A construção da pia sob doze bois é significativa. Os bois estão em posição de defesa, em círculo - parap roteger o novo converso, que acabou de nascer de novo, nascer para Deus. Os animais, embora representem todas as tribos, são mostrados como bois vigoroso. Como cada tribo tem um emblema ou símbolo, é interessante que bois sejam usados. Manassés, recebeu o dever, de sob al iderança de Efraim, coligar Israel dispersa. 

Sabemos que a coligação acontece dos dois lados dos véu: entre os vivos, pela obra missionário na esfera mortal; e pelos mortos, com a pregação de mensageiros ao espíritos em prisão. Entretanto, por mais que aceitem a verdade no mundo dos espíritos, os mortos só podem ser redimidos mediante as ordenanças da mortalidade. Portanto, são realizados trabalhos por procuração. OÉlder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou:

"A doutrina de que os vivos podem ser batizados e realizar ordenanças pelos mortos vicariamente foi revelada novamente ao Profeta Joseph Smith (ver D&C 124; 128; 132). Ele aprendeu que não só a salvação individual é oferecida aos espíritos que aguardam a ressurreição, mas que eles também podem ser unidos no céu como marido e mulher e ser selados a seus respectivos pais e mães de todas as gerações passadas, assim como seus filhos de todas as gerações seguintes podem ser selados a eles. O Senhor instruiu o Profeta de que esses ritos sagrados só podem ser realizados de maneira adequada numa casa construída em Seu nome, um templo (ver D&C 124:29–36)."

As profecias de Moisés tem se cumprido: José "tem a glória do primogênito do seu boi, e os seus chifres são chifres de touro selvagem; com eles escornará os povos juntamente até as extremidades da terra; estes, pois, são os dez milhares de Efraim, e estes são os milhares de Manassés." (Deuteronômios 33:17)


Bênçãos e Profecias: As bênçãos de José foram recebidas numa porção dobrada. E tais foram divididas sob a cabeça de seus filhos. Daí é importante recordar quais são: 

“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a uma fonte; seus raminhos se estendem sobre o muro. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e perseguiram, mas o seu arco permaneceu firme, e os seus braços foram fortalecidos pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel, pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara, com bênçãos dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios e da madre. As bênçãos de teu pai excedem as bênçãos dos montes eternos, as coisas desejadas dos eternos outeiros; sejam elas sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos” (Gênesis 49:22-26).

“Abençoada pelo Senhor seja a sua terra, com os mais excelentes dons do céu, com o orvalho, e com as águas do abismo que jaz abaixo; com os excelentes frutos do sol, e com os excelentes produtos dos meses; com as coisas mais excelentes dos montes antigos, e com as coisas excelentes dos outeiros eternos; com as coisas excelentes da terra, e com a sua plenitude, e com a benevolência daquele que habitava na sarça; venha tudo isso sobre a cabeça de José, sobre o alto da cabeça daquele que é príncipe entre seus irmãos ” (Deuteronômios 33:13-16)

“Teus irmãos inclinar-se-ão diante de ti,de geração em geração, ao fruto de teus lombos para sempre; Pois eis que serás uma luz para o meu povo [o povo de Israel], para libertá-los da escravidão nos dias de seu cativeiro; e para trazer-lhes salvação quando estiverem completamente curvados sob o pecado” (TJS Gênesis 48:11).

Manassés realmente foi separado de seus irmãos e herdou terras além do abismo (ocenao) as quais atiniram os outeiros eternos. Leí, patriarca no Livro de Mórmon, era descendente de Manassés (Alma 10:3).A descendencia dele recebeu as Américas como possessão. Ismael, cujas filhas casaram-se com o filhos de Leí, provavelmente era de Efraim. Então as duas tribos, Manassés e Efraim, cumpriram a profecia feita sob a cabeça de José. 

Manassés, como membro da casa de Israel nos últimos dias, deve ajudar na coligação de Israel, dos dois lados do véu. Falando sobre os últimos dias, que antecedem a Segunda Vinda, Isaías profetizou: "Manassés a Efraim, e Efraim a Manassés, e ambos serão contra Judá. Com tudo isto não cessou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão." (Isaías 9:21). Isso signica que as tribos de Efraim e Manassés seriam coligadas primeiro e ajudariam Judá a voltar-se ao Senhor. A misericordiosa mão ainda estaria estendida para o resgate prometido.

Mais sobre essa tribo: A tribo de Manassés foi dispersa de tempos em tempos. Quando Jeroboão dividiu o reino e instituiu a iniquidade, alguns dessa tribo migraram para Judá - onde estavam os ancestrais de Leí. Depois, a tribo foi eventualmente dispersa quando a Assíria dominou o Reino do Norte.

Personagens de destaque desta tribo foram Jefté e Gideão, grandes juízes em Israel. Leí, como já mencionado, era desta tribo, bem como seus filhos: Lamã, Lemuel, Sam, Néfi, Jacó e José.

Vídeo:





8 comentários:

  1. Que maravilha todas essas explicações, fico muito grata.Eu tbm sou da tribo de Manassés

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha sou da tribo de manasses gostaria muito de ter este texto ,onde encontro?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns irmã pelo que você escreveu, eu sou da tribo de Efraim

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha , estava esperando por esses ensinamentos , afinal, Manassés é a minha tribo favorita ( sou de Manassés). Muito obrigada , estou muito feliz!!

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou da tribo de Manassés, estou mui feliz de saber sobre esses ensinamentos

    ResponderExcluir
  6. Precisamos trabalhar na coligação de Israel... Também sou manasseíta:)

    ResponderExcluir

A Tribo de Benjamim

  Introdução   Benjamim era o filho mais novo de Jacó, o segundo filho e Raquel - que morreu ao dar a luz - enquanto iam de Betel para Efrat...