A Tribo de Naftáli (ou Naftali)
Naftáli era o sexto dos doze filhos de Jacó e o segundo de Bilha (ou Bila ou Bilha), serva de Raquel (Gênesis 30:7–8). Naftali teve quatro filhos (Gênesis 46:24, 1 Crônicas 7:13). Seu nome significa "lutando" - uma evidente referência a fala de Raquel quando o bebê nasceu: "com lutas de Deus tenho lutado com minha irmã" (Gênesis 30:8).Mais sobre o personagem: Não temos muita informações sobre esse personagem. Ele é mencionado junto com os irmãos em Gênesis e não há nenhum destaque do mesmo.
Terras: No acampamento de Israel se localizava ao norte, junto com Aser e Dã, protegendo a retaguarda de Israel.
Ao chegarem na Terra Prometida eles não cumpriram com exatidão a ordem do Senhor de expulsar ou destruir os moradores da terra (Juízes 1:33).
Naftali passou a ocupar o lado oriental da Galileia (logo ao lado ocidental do Mar da Galileia), nas áreas hoje conhecidas como Baixa Galileia, e Alta Galileia, e fazia fronteira a oeste com a Tribo de Aser, ao norte a Tribo de Dã, no sul Zebulom e o rio Jordão no leste. Sua cidade principal era Hazor. Nessa região, em torno do Mar da Galileia, ficava a altamente fértil planície de Genesaré, caracterizada como a ambição da natureza, um paraíso na Terra, e com a porção sul da região atuando como uma passagem natural entre as terras altas de Canaã, muitas estradas principais (como as de Damasco a Tiro e Acre, passavam por ali.
Símbolo ou Insígna: Gazela
Bênçãos e Profecias: Jacó disse sobre seu filho: “Naftali é uma gazela solta; ele profere palavras formosas ” (Gênesis 49:21). Já a bênção de Moisés para essa tribo foi: “Farta-te ó Naftali, da benevolência, e enche-te da bênção do Senhor; possui o ocidente e o sul” (Deuteronômios33:23).
A Gazela era símbolo de pureza primordial, de liberdade, de fecundidade. A referência de que Naftali proferia palavras formozsas parece indicar que ele havia recebido grande conhecimento e era capaz de transmiti-lo de maneira primorosa.
Moisés abençoa a tribo com prosperidade e fez referencia a maravilhosa herdade que teriam.
Mais sobre essa tribo: Um dos juízes mencionados no livro de Juízes foi da tribo de Naftali: Baraque. Ele lutou ao lado de Débora. Eles venceram Jabim e Sísera.
A tribo de Naftali também estava entre as poucas tribos escolhidas (Manassés, Aser, Zebulom e Naftali) para, sob a liderança de Gideão, vencer os midianitas (Juízes 7-8).
Outro personagem de destaque é Hirão, que foi encarregado se supervisionar a obra do Templo de Salomão (1 Reis 7:14). Eu mencionei, no artigo anterior, que Hirão era descendente de Dã. Contudo, há uma passagem que diz que ele era descendente de Naftali. A aparente contradição pode ser superada se considerarmos que não temos todas as informações. A mãe de Hirão pode ter sido danita e seu pai de Naftali. Talvez a mãe, embora danita, estivesse vivendo no território de Naftali. E alguns especialistas ainda sustentam que a mãe Hirão era de Naftali, mas também descendente das filhas de Dã. Seja lá qual a explicação, Hirão era descendente de duas tribos. E não é de se estranhar que os escritores de Reis e Crônicas quisssem destacar o famoso arquiteto reclamando seu sangue para uma ou outra tribo.
A Tribo de Gade
Gade era o sétimo filho que Jacó. Zilpa, a serva de Leia, o gerou. Ele era irmão de Aser (Gênesis 30:11-13 e 46:16,18). Embora em algumas versões da Bíblia lemos que o significado de seu nome seria "vem uma turba e chamou o seu nome Gade", o mais apropriado é traduzir seu nome por "com sorte ("afortunado") e chamou o seu nome Gade", ou "vem a sorte e chamou o seu nome Gade."Mais sobre o personagem: Não temos muitas informações sobre Gade.
Terras: A tribo de Gade, durante a marcha pelo deserto, situava-se, juntamente com Simeão e Rúben, a sul do tabernáculo (Números 2:14).
As tribos de Rúben e Gade, ao se aproximarem da Terra Prometida, prefiriram estabelecer-se ao lado leste do rio Jordão. Moisés permitiu, desde que eles ajudassem na conquista da Terra (Números 32).
A porção atribuída a Gade ficava a leste do Jordão e incluía metade de Gileade, uma região de grande beleza e fertilidade (Dt 3:12), que a este fazia fronteira com o deserto árabe, a oeste com o Jordão (Js 13:27) e a norte com o rio Jaboque. Incluía, assim, todo o vale do Jordão até ao Mar da Galileia, onde, então, estreitava.
Símbolo ou Insígna: Tenda
Bênçãos e Profecias: Jacó disse soba cabeça e seu filho Gade: “Quanto a Gade, guerrilheiros o acometerão; mas ele, por sua vez, os acometerá ” (Gênesis 49:19). Moisés no mesm osentido, abençoou a tribo dizendo: “Bendito aquele que faz dilatar a Gade; habita como a leoa, e despedaça o braço, e o alto da cabeça ” (Deuteronômios 33:20)
Essas bênçãos parecem uma retratação fiel do que veio a se tornar o povo da tribo de Gade: um povo guerreiro. Eles eram "varões valentes, homens de guerra para pelejar, armados com rodela e lança; e seus rostos eram como rostos de leões e ligeiros como corças sobre os montes" (1 Crônicas 12:8 e ver também 1 Crônicas 5:19-22).
Mais sobre essa tribo: Foram levados em cativeiro por Tiglate-Pileser III ao mesmo tempo que as outras tribos do norte (1 Crônicas 5:26) e no tempo de Jeremias (Jeremias 49:1), os amonitas habitavam nas suas cidades.
Um dos personagens da tribo de Gade mais famosos é Barzilai (citado em 2 Samuel 17:27). Ele pode ser considerado um dos melhores amigos do Rei Davi. Barzilai era um homem de muitas posses e protegeu o Rei Davi, quando ele estava em fuga da perseguição do seu filho Absalão que havia se rebelado. O fato é narrado em 2 Samue 17. Quando a revolta foi dominada, Davi convidou Barzilai para que mudasse para Jerusalém, junto a corte real. Mas o ancião desculpou-se por sua avançada idade, dando o lugar a seu filho Quimã (2 Samuel 19:32-39). Davi continuou sendo grato a Barzilai pois nas suas últimas recomendações à seu herdeiro Salomão, pediu que continuasse a ser amigo da família de Barzilai em 1 Reis 2:7.
A Tribo de Aser
Aser era filho de Zilpa (serva de Leia) e Jacó. Seu nome significa "feliz". Aser esteve envolvido na venda de José ao Egito. Ele foi abençoado como um dos pais das tribos d Israel. Em I Crônicas 7:30-40 é traçada a descendência de Aser e seus filhos Imna, Isvá, Isvi, Berias e Sera.Mais sobre o personagem: Tal como vários de seus irmãos, não temos muitas informações sobre Aser.
Terras: No acmapmaento de Israel Aser ficava ao norte com Dã e Naftáli.
A Tribo de Aser, junto com seus irmãos, tomou residência na parte leste do delta do rio Nilo, onde sua descendência multiplicou-se e originou a tribo de Aser. A tribo seguiu Moisés para a Terra Prometida.
A região original de Aser coincidia com a terra da Filístia. Os seus limites incluíam estas cidades: Helcate, Hali, Beten, Acsafe, Alameleque, Amade e Misal. A linha balizadora a ocidente ia do Carmelo até Sior-Libnate, infletia para leste, para Bete-Dagom, e chegava a Zebulão, ao vale de Ifta-El, correndo a norte de Bete-Emeque e de Neiel. Depois passava a leste de Cabul, de Ebrom, Reobe, Hamom e Caná, até à grande Sídon. Então a linha divisória dirigia-se na direção de Ramá e da cidade fortificada de Tiro e chegava ao mar Mediterrâneo em Hosa. O território incluía também Maalabe, Aczibe, Umá, Afeque e Reobe. Um total de vinte e duas cidades, mais as aldeias ao redor.
Antes da ascensão do rei Davi, a terra de Aser já pertencia aos filisteus, de modo que a tribo pode ter continuado a existir apenas como indivíduos ou famílias vivendo em territórios de outras tribos, não mais como uma entidade individual e identificável entre as outras tribos de Israel. O fato é que eles não tieram muit sucesso em conquistar a terra para si mesmos.
Símbolo ou Insígna: Pão, trigo ou árvore
Bênçãos e Profecias: “O mais excelente em alteza e o mais excelente em vigor” (Gênesis 49:3); “Bendito seja Aser dentre os filhos de Israel; seja o favorecido de seus irmãos; e mergulhe em azeite o seu pé; de ferro e de bronze sejam os teus ferrolhos; e como os teus dias, assim seja a tua força” Ou numa versão mais recorrente: “Bendito seja Aser com seus filhos; agrade a seus irmãos, e banhe em azeite o seu pé. Seja de ferro e de metal o teu calçado; e a tua força seja como os teus dias” (Deuteronômios 33:24-25).
As bênçãos dadas aos membros da Tribo de Aser são bênçãos temporais e espirituais. Eles iriam prosperar nos dias da provação mortal. De fato, eles poderiam se tornar tanto mais excelentes em alteza espiritual quanto em vigor físico no teste mortal.
Embora não tenhamos detalhes, eles não obtiveram completamente sua herança na Terra da Promissão, o que nos leva a pensar que não foram diligentes em seus deveres sagrados para com Deus. Eles também se rebelaram contra o Senhor e acabaram entre as tribos dispersas de Israel. O Senhor havia dito que "de ferro e de bronze sejam os teus ferrolhos" significando que teriam proteção contra qualquer inimigo se fossem fiéis.
Mais sobre essa tribo: Os aseritas se uniram a Jeroboão quando este reivindicou para si o trono de Israel. A tribo desapareceu definitivamente dos registros quando Samaria foi tomada pela Assíria. E estavam entre as dez tribos perdidas.
Embora a tribo tenha desaparecido, alguns de seus membros permaneceram no Reino do Sul, o Rein ode Judá. Tanto que um homem chamado Fanuel era da Tribo de Aser, e viveu algumas décadas antes do nascimento de Jesus Cristo. Ele teve uma filha chamada Ana, chamada de "a profetiza Ana" por Lucas. Ana "era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia." (Lucas 2:36-38). Ela teve o privilégio de ver o pequeno Jesus e de reconhecer, pelo Espírito, que Ele redimiria o mundo.
Vídeo:
Como é maravilhoso está aprendendo sobre essas tribos de Israel! Eu te agradeço muito Lucas por esse ensinamento!!! Maravilhoso!!!
ResponderExcluirMaravilhoso seu trabalho .
ResponderExcluirEdificante, instrutivo e sem duvida inspirado.
Muito obrigada por compartilhar...